O gigante mercado dos pequenos negócios

Motor da economia. Segundo um levantamento inédito, os pequenos negócios geram renda em torno de R$ 420 bilhões por ano, o equivalente a cerca de 5% do PIB brasileiro.

  • A pesquisa analisou a participação na economia de microempresas, pequenas empresas e microempreendedores individuais.

Crescimento: De 2012 a 2021, o número de trabalhadores por conta própria no Brasil cresceu 26%, passando de 20 milhões para 26 milhões. No mesmo período, o número de formalizações entre os MEI teve uma alta de 323%.

  • Em países desenvolvidos, a participação dos pequenos negócios no PIB fica em torno de 40% a 50%. Pelas últimas estimativas, se o PIB do Brasil crescer 3% ao ano, nossa participação pode chegar a 40%.

Como as pequenas se tornam grandes? Segundo especialistas, o fator principal tem sido a transformação digital. Porém, como o custo da inovação pode parecer desafiador, é necessário uma visão estratégica a longo prazo.

🇧🇷 Pelo Brasil: O Rio de Janeiro, o Distrito Federal e o Sergipe têm as maiores proporções de mulheres entre donos do próprio negócio, com 38%, 37% e 37% do total, respectivamente. No Amazonas e no Acre, 84% dos empreendedores se classificam como negros.

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

“Crédito ou Débito?”

(Imagem: Giphy | Reprodução) Crédito. Essa parece ser a resposta preferida dos americanos. O inimigo das finanças pessoais está de