O que você precisa saber sobre fusões e aquisições 💰

Mergers and Acquisitions. Essa pode não ser a melhor forma de explicar o que é um M&A, mas é o que quer dizer a sigla, que traduzindo, significa fusões e aquisições.

  • Esse termo é muito comum no mundo das startups. Vamos explicá-lo por partes, começando pela aquisição.

Uma aquisição nada mais é do que a compra de um outro negócio. Mas… O que leva uma empresa a comprar outra? Os motivos são vários. Esses são alguns possíveis exemplos:

Nos processos de aquisição, geralmente acontece de uma grande empresa comprar negócios menores. Já no caso das fusões, costuma ser diferente…

O que é uma fusão?

Nada mais é do que a união de duas ou mais empresas para criar uma terceira. É o bom e velho A + B = C. Geralmente, esse processo ocorre entre empresas do mesmo setor ou de setores parecidos.

  • Uma empresa de produtos alimentícios dificilmente vai se fundir com uma fabricante de bicicletas.

Por outro lado, duas gigantes do setor de proteína animal podem se juntar para formar um negócio ainda maior.

Foi por isso que, há pouco mais de 10 anos, a Sadia e a Perdigão se fundiram para criar a BRF — gerando uma das maiores empresas do setor de alimentos do mundo.

Nesses processos de M&A, é muito comum que haja a extinção dos CNPJs anteriores, uma vez que agora surgiu uma nova empresa.

Além disso, após a união, há diversos casos em que a nova empresa domina o mercado, o que ocorre quando as duas companhias já são gigantes em sua área de atuação — como aconteceu nesse caso Sadia e Perdigão.

M&A no mundo de startups 🚀

São muito comuns e acontecem a todo momento. Por vezes, uma startup compra outras que tenham sinergia com seu negócio, como forma de oferecer mais soluções para seus clientes.

  • Na prática, é como se uma empresa que tem um serviço de criação de sites comprasse uma que cria logos, outra que automatiza contabilidade e mais outra de gestão de redes sociais.

Perceba que todas essas podem atender um mesmo cliente: Uma pessoa que está começando sua empresa e possui uma série de desafios que podem ser atendidos por outras soluções.

Assim, se o negócio já tem esse tipo de cliente, mas ainda não oferece soluções para todas as suas dores, porque não comprar outras empresas para aumentar suas ofertas e gerar mais valor para o consumidor?

Sem contar que a empresa ainda cresce. Essa é a essência. Por essas e outras, o número de M&A vem crescendo bastante no Brasil. Veja:

E pelo visto, o mar está pra peixe… 🐟

A demanda por fusões e aquisições são apontados como tendência para este ano, após o recorde do ano passado, com maior volume em 25 anos.

  • Foram cerca de 2 mil fusões e aquisições em 2021 — um aumento de quase 60% em relação a 2019, pré-COVID.

Vale ressaltar que M&A foram uma estratégia utilizada por várias companhias para se manterem competitivas e operando em meio a pandemia.

Quais são os tipos de empresas mais comuns? 🏆

As empresas de internet ocupam o primeiríssimo lugar do ranking dos segmentos em que mais ocorreram M&A, com 34%.

Nessas empresas de tecnologia, as sinergias — palavra que apareceu bastante nesta edição porque está na moda no mundo dos negócios (risos) — são bastante comuns, o que contribui para esse número alto. 

Porém…

Independente de todo esse hype no mercado de tech, vale lembrar que os M&As são caminhos de crescimento bem comuns no mercado tradicional, e o Brasil tem excelentes exemplos.

  • Vamos lembrar que a AB InBev já foi apenas a Cerveja Brahma. Hoje é Skol, Stella, Bud, Beck’s, Corona e uma infinidade de outras, tanto nacionais quanto importadas. 
  • A Arezzo&Co já foi só Arezzo. Hoje, é um guarda-chuva de marcas de moda, incluindo o Grupo Reserva. O mesmo aconteceu com o grupo de moda SOMA e tantos outros players. 

Seja nas startups ou no mercado tradicional, os M&A estão sempre acontecendo. E, como você acabou de aprender, muitos motivos podem fazer dessa a melhor alternativa para crescer, assim como, uma excelente oportunidade para o empreendedor vender o próprio negócio.

COMPARTILHE

um MBA em forma de e-mail

sua dose de conteúdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos negócios. análises números e insights.

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

“Crédito ou Débito?”

(Imagem: Giphy | Reprodução) Crédito. Essa parece ser a resposta preferida dos americanos. O inimigo das finanças pessoais está de