Os adolescentes estão usando menos camisinhas

Jovens, jovens. Segundo um levantamento divulgado pelo IBGE ontem, o percentual de adolescentes que usaram preservativo na última relação sexual caiu de 72,5% para 59% de 2009 a 2019 — um número bem considerável.

  • O motivo? Essa geração não viveu o ápice da AIDS e, com os outos métodos contraceptivos disponíveis, subestima os riscos das DSTs. 

Além do pensamento de  “comigo não vai acontecer”, segundo médicos, virou comum ouvir que, por existir tratamento para a maioria das doenças, está tudo bem.

Além disso, embora sua avó fale que os jovens de hoje estão muito pra frente, muitos não têm acesso a informação sobre preservativos — a famosa educação sexual. 

Por que isso é relevante? Cruzando informações, de acordo com o Ministério da Saúde, 52,9% dos novos casos de HIV estão entre a população jovem, de 20 a 34 anos.

Menos preservativos —> Mais chances de contrair DSTs.

Bottom-line: Além do sexo desprotegido, a pesquisa viu um aumento na experimentação de bebida alcoólica — sobretudo entre as meninas — e de drogas.

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

Contagem regressiva

Quem não acorda sonhando com Copa perdeu o amor à vida. Em uma reviravolta sem precedentes na história, a data de

CHAMPS

Momentos decisivos

É hora de decisão. O 2º Split do CBLOL terminou na semana passada a fase classificatória para os playoffs, que começam

CHAMPS

O impacto do adeus

Quando chega a hora. Uma das maiores atletas da história do tênis feminino disse que vai deixar a raquete de lado. Serena Williams

CHAMPS

Uma história brasileira

O Brasil acordou abalado na manhã de domingo, com mais um caso de violência nas páginas de notícias. O mundo