Quais são os tipos de rodada de investimento?

👼 Pre-Seed (ou investimento anjo)

Estágio inicial de financiamento, quando os fundadores da empresa ainda estão começando as operações e precisam de capital para começar.

  • Geralmente, os investidores são pessoas próximas aos fundadores, como amigos e familiares ou eles próprios.

Nessa fase, os empreendedores normalmente ainda não tem uma operação rodando, apenas identificaram uma oportunidade e estão entendendo as soluções que podem oferecer.

🌱 Seed

Primeiro estágio oficial de financiamento de capital, que serve para transformar a “semente” em uma “árvore”, ajudando o negócio — que normalmente já possui receita — a pegar tração em seu início.

Em geral, a startup já validou sua solução e está no início da comercialização. Seu objetivo passa a ser garantir o funcionamento da operação. Nesse momento, é essencial controlar a queima de caixa.

💵 Series A

A essa altura, a empresa já desenvolveu um certo histórico (de usuários, receita etc.) e busca otimizar sua base de usuários e ofertas de produtos. Os investidores envolvidos já são empresas de capital de risco mais tradicionais.

  • Os processos costumam estar mais redondos e o modelo de negócio já está validado.

O objetivo nessa fase é conquistar mais clientes e analisar KPIs para saber em quais áreas focar os esforços para prepara o negócio para um salto no crescimento.

💸 Series B

Visa levar a empresa ao próximo nível, além do estágio de desenvolvimento. A essa altura, o negócio já conta com uma base significativa de clientes e já provou aos investidores que está preparado para o sucesso em maior escala.

💰 Series C

A empresa já é bem sucedida e está buscando financiamento adicional para desenvolver novos produtos, expandir para novos mercados ou até mesmo adquirir outras empresas — olha os M&A aí de novo…

🤔 E depois?

Após passar por essa sequência, as próximas rodadas são Series D, Series E, Series F e assim por diante. No entanto, não é uma ordem fixa. Existem empresas que começam a captar apenas Series A, “pulando” as rodadas iniciais, por exemplo.

Além disso, existem outros tipos de rodada, como o crowdfunding, que funciona como uma “vaquinha” em que várias pessoas físicas investem uma quantidade relativamente pequena no negócio — a partir de 5 mil reais por pessoa, por exemplo.

👋 Exit

O fim do ciclo. É quando um fundador deixa a startup. Existem três tipos principais de exit — e você já está craque neles:

  • Aquisição: Quando a empresa é vendida. Os fundadores costumam ter metas atreladas para concretização da venda, como permanecer por determinado tempo na operação;
  • Fusão: Quando duas companhias se fundem, virando uma só;
  • IPO: Quando a empresa é vendida para o mercado, passando a ter suas ações negociadas em bolsa.

O exit é o objetivo de muitos fundadores desde o início do negócio.

Qual o papel do líder de uma rodada? 🦮

Por último, mas não menos importante, quando uma rodada de investimentos é liderada por alguma empresa, o líder é o primeiro investidor que se comprometeu a investir, tendo sido responsável por definir os termos da rodada e o valuation. Os outros investidores apenas seguem os termos definidos.

COMPARTILHE

um MBA em forma de e-mail

sua dose de conteúdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos negócios. análises números e insights.

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

“Crédito ou Débito?”

(Imagem: Giphy | Reprodução) Crédito. Essa parece ser a resposta preferida dos americanos. O inimigo das finanças pessoais está de