A vida é assim

O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.

O que ela quer da gente é coragem

O médico e diplomata João Guimarães Rosa foi também contista e romancista. Nascido no interior de Minas Gerais, ele foi autodidata nos estudos de línguas desde a infância.

  • O trecho é de Grande Sertão: Veredas, uma das maiores obras da literatura brasileira — e único romance do autor.

A história é narrada pelo ex-jagunço Riobaldo, que apresenta o sertão a partir do seu ponto de vista. De forma desalinhada, o leitor passa por relatos, reflexões e inquietações do personagem.

Seja no sertão ou na cidade grande, para Riobaldo ou para você, a citação é quase universal: o que a vida quer da gente é coragem.

Ainda que o planejamento seja uma linha reta, a nossa trajetória geralmente acaba em uma estrada cheia de curvas — mas com belas paisagens na jornada.

  • Em vez de tentar seguir um roteiro, talvez seja mais fácil aceitar que a gente só descobre o nosso real propósito enquanto estamos caminhando.

No final do percurso, a linha de chegada pode virar linha de partida. Seja no sossego ou na desinquietação, Guimarães Rosa tem razão: o que a vida quer da gente é coragem.

COMPARTILHE

contamos e escrevemos amor

histórias que emocionam. não tão longas quanto um romance, mas suficientes para te fazer sentir.

INDICADOS PARA VOCÊ

STORIES

Essência da alma

Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma. A

STORIES

Um novo passo

No começo da nossa história, Luiza tinha 19 anos e Gustavo, 20. Com mundos e ideias em formação, o caminho dos dois acabou

STORIES

Amor por acaso

Em abril do ano passado, a Marina decidiu fazer uma viagem sozinha. O objetivo era menos o destino e mais aprender a desfrutar da

STORIES

Biografia do Orvalho

A maior riqueza do homem é a sua incompletude. Nesse ponto sou abastado. Palavras que me aceitam como sou –

STORIES

Uma mente sem lembranças

“Se você pudesse apagar alguém da sua memória, quem você escolheria?” No filme “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”,

STORIES

A beleza do começo

A Ana Júlia e o Pedro se conheceram no início de 2019, mas poderia ter sido bem antes. Eles tinham muitos amigos em comum,