A única Coca-Cola azul do mundo?

(Foto: Frank Cunha | G1 AM)

Você já ouviu falar no Festival Folclórico de Parintins? Basicamente, é uma festa popular que acontece todos os anos no município de Paritins, no interior do estado do Amazonas, e é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.

“Tá bom, dêbiz. Mas… Por que você está falando disso?” Calma, você já vai entender.

Com sua população de 115 mil habitantes, na época do festival, cuja última edição foi há pouco mais de um mês, a quantidade de pessoas que tem lá quase dobra.

Não por acaso, o festival é considerado a maior comemoração folclórica do mundo. Um prato cheio pra quem gosta de folclore, fantasias, regionalismo e tradição.

Onde tem gente, tem dinheiro 💰

Ou você achou que essas milhares de pessoas que vão pra Paritins não iam movimentar a economia local?

As pessoas vão festejar, mas quem faz a festa são os comerciantes. Supermercados, bares, restaurantes, hotéis e até mesmo vendedores ambulantes… Todo mundo sai ganhando.

Pra você ter uma ideia, o Kwati Clube — um clube particular onde muitas pessoas se hospedam durante o festival — recebeu cerca de 40 iates de Santarém e Manaus.

O principal meio de transporte para chegar a Paritins é através de embarcações — embora não seja preciso ir de iate e gastar R$ 12 mil reais para deixá-lo ancorado na marina do clube durante os 3 dias de festival.

E o que isso tudo tem a ver com Coca-Cola azul?

O evento é marcado por uma tradicional disputa entre duas agremiações: a do Boi Garantido, representado pela cor vermelha, e a do Boi Caprichoso, de cor azul.

E a Coca-Cola, que já patrocina o evento há 25 anos, não ia perder a oportunidade de fazer um belíssimo marketing — enquanto contribui para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

Para entrar no clima folclórico, a dona da latinha vermelha mais famosa do mundo decidiu ousar: mudar a cor da embalagem de suas bebidas para azul, de forma a agradar ambos os lados.

  • Até porque, muitos torcedores do Boi Caprichoso compravam bebidas de empresas concorrentescomo a Pepsi — por conta da cor das latas. Smart move.

Esse é um claro exemplo de uma marca que foi capaz de entender a cultura de um mercado específico para criar uma ação de marketing que é comentada no mundo todo — inclusive, aqui no dêbiz!

Enquanto isso, Paratins se tornou o único lugar do mundo onde a Coca-Cola usa a logo azul. Fala sério… Dá até vontade de conhecer Paritins no ano que vem. risos.

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