O que voc√™ precisa saber sobre franquias ūüŹ™

Criar um neg√≥cio do zero ou abrir uma franquia?¬†Essa d√ļvida √© muito comum entre pessoas que querem empreender.

N√£o d√° pra dizer que um √© melhor que o outro.¬†Depende de diversos fatores, sendo muitos deles relacionados ao perfil do empreendedor.¬†Pra ficar mais claro…

ūüíľ Empreendedor

Quem est√° disposto a¬†correr mais risco e ter uma maior possibilidade de construir um verdadeiro imp√©rio ‚ÄĒ¬†e ganhar muito dinheiro com isso¬†‚ÄĒ, a melhor op√ß√£o pode ser¬†criar uma empresa pr√≥pria.

Além disso, possui controle total sobre o negócio e a operação, não ficando refém de regras ditadas por terceiros.

ūüŹ™ Franqueado

Por outro lado, alguém que tenha mais aversão a riscos talvez se adapte melhor a uma franquia, por, em tese, já ser um modelo de negócio validado com processos estruturados.

  • A marca j√° est√° consolidada, e o franqueado tem acesso a tecnologia, dados e experi√™ncia da empresa matriz. As chances de sucesso costumam ser maiores.

√Č como se o dono da franquia estivesse¬†comprando uma receita de bolo,¬†embora o resultado n√£o seja garantido.¬†√Äs vezes, o cozinheiro erra o ponto. risos.

Se voc√™ pensa em algum dia ter uma franquia ‚ÄĒ ou quer apenas saber mais sobre o mercado ‚ÄĒ¬†veja as empresas que mais possuem unidades franqueadas no Brasil:

Liderando com folga ūüŹÜ

O Boticário. São quase 4 mil pontos de venda, considerando franquias e unidades próprias, espalhadas por 1.750 cidades brasileiras e outras ao redor do mundo.

J√° a¬†Cacau Show¬†‚ÄĒ maior rede de chocolates finos do mundo ‚ÄĒ tem mais de¬†3 mil lojas¬†no Brasil, com a maior parte delas sendo franquias.¬†E falando na empresa‚Ķ

Os chocolateiros est√£o indo vindo com tudo ūüćę

Quando olhamos para o crescimento do n√ļmero de franquias dessas marcas no ano passado,¬†o destaque vai para a Cacau Show ‚ÄĒ com folga.

A empresa teve um¬†crescimento surpreendente de 19%,¬†ultrapassando o McDonald’s,¬†que cresceu 0,7%, assumindo o posto de¬†segunda maior rede de franquias do pa√≠s.

O Botic√°rio, por sua vez,¬†registrou um crescimento de 0,9% no per√≠odo. A dist√Ęncia ainda √© bem expressiva, mas¬†ser√° que a Cacau Show consegue chegar ao topo?

Como a Cacau Show cresceu tanto? ūüöÄ

Há alguns anos, a empresa desenvolve um algoritmo interno para entender onde cabem novas lojas, o que ajuda muito a decidir onde serão os novos pontos.

Tamb√©m vale destacar que esse crescimento acelerado, ainda mais diante de um ano de pandemia, √© resultado de um¬†processo de vendas para os franqueados muito bem feito¬†‚ÄĒ¬†√© o que os resultados mostram.

Basicamente, a Cacau Show entra com localização, modelo de negócios, perfil de empreendedor, capital de investimento e comunicação.

O que faz uma empresa querer ter franquias? ūü§Ē

Tem vários motivos. Aqui estão alguns dos principais:

  • Expandir o neg√≥cio sem ter que investir (ou com um investimento baixo),
  • Acelerar o crescimento;
  • Ter gestores motivados;
  • Ingressar em novos mercados;
  • Aumentar a lucratividade (o M√©qui, por exemplo, lucra mais com franquias do que com lojas pr√≥prias).

Em contrapartida, ela cede seus direitos de uso de marca e modelo de negócios a outros empreendedores. Sem contar que depende do franqueado para ter sucesso. Ou seja, também há alguns riscos.

Segmento aquecido: Em 2021, o setor de franquias teve um aumento de mais de 10% no faturamento, comparado com o ano anterior.

Como funciona para abrir uma franquia? ‚Ė∂ÔłŹ

Em geral, é preciso fazer um investimento inicial. Além disso, costuma ter uma taxa de royalties, em que parte da receita é repassada para a franqueadora. As taxas e valores variam bastante, dependendo da empresa.

Caso queira aprofundar, aqui está um relatório da Associação Brasileira de Franchising com vários dados do mundo das franquias.

COMPARTILHE

um MBA em forma de e-mail

sua dose de conte√ļdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos neg√≥cios. an√°lises n√ļmeros e insights.

INDICADOS PARA VOCÊ