Um novo caso de cura do HIV

A comunidade científica traz boas notícias. Médicos anunciaram o 4º caso de cura de um portador de HIVtrazendo esperanças envolvendo o transplante de medula óssea.

O caso: Um homem, com HIV desde a década de 1980, recebeu a medula de um doador resistente ao vírus para tratar uma leucemia e está há 17 meses em remissão.

  • O tempo fez com que os especialistas caracterizassem o caso como cura e o paciente já parou de tomar medicamentos contra a doença. 

Basicamente, o doador tinha um mutação que impedia a entrada do vírus nos glóbulos brancos. Assim, ele passou a não afetar mais o sistema imunológico.

Entendendo a relevância… 🦠

Hoje, há 38 milhões de pessoas com HIV no mundo. No ano passado, 650 mil pessoas morreram por complicações da Aids. Com a pandemia, a luta pela erradicação da doença ficou de lado, mas ela continua sendo uma das metas globais de saúde. 

  • O objetivo era de que, em 2021, ocorressem apenas 500 mil novas infecções. Infelizmente, o número registrado foi três vezes maior.

Olhando para o futuro: Apesar do procedimento ter fortes efeitos colaterais e não ser indicado para tratar a grande maioria das pessoas, ele já está fazendo com que pesquisadores procurem maneiras de replicar o que aconteceu usando terapia genética.

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

Contagem regressiva

Quem não acorda sonhando com Copa perdeu o amor à vida. Em uma reviravolta sem precedentes na história, a data de

CHAMPS

Momentos decisivos

É hora de decisão. O 2º Split do CBLOL terminou na semana passada a fase classificatória para os playoffs, que começam

CHAMPS

O impacto do adeus

Quando chega a hora. Uma das maiores atletas da história do tênis feminino disse que vai deixar a raquete de lado. Serena Williams

CHAMPS

Uma história brasileira

O Brasil acordou abalado na manhã de domingo, com mais um caso de violência nas páginas de notícias. O mundo