TSE agenda inspeção do Ministério da Defesa às urnas

É hoje. O Tribunal Superior Eleitoral agendou para quarta-feira o acesso de técnicos das Forças Armadas aos códigos-fontes das urnas eletrônicas

A autorização foi dada após o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, encaminhar um documento com o carimbo de “urgentíssimo”, ressaltando a proximidade do primeiro turno das eleições.

Explicando… 👀

De acordo com o TSE, esse acesso foi aberto em outubro de 2021, um ano antes das eleições. Desde então, sete entidades — entre partidos políticos e o Legislativo — já se inscreveram para analisar o material.

O Ministério da Defesa afirmou que, apesar de os dados estarem disponíveis desde o ano passado, cabe à Corte Eleitoral agendar uma data e designar um técnico para acompanhar o trabalho.

Flashback: Em 2021, as Forças Armadas foram incluídas pelo TSE, juntamente com outras entidades, na Comissão de Transparência das Eleições, criada para ampliar a transparência e segurança no processo.

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

Contagem regressiva

Quem não acorda sonhando com Copa perdeu o amor à vida. Em uma reviravolta sem precedentes na história, a data de

CHAMPS

Momentos decisivos

É hora de decisão. O 2º Split do CBLOL terminou na semana passada a fase classificatória para os playoffs, que começam

CHAMPS

O impacto do adeus

Quando chega a hora. Uma das maiores atletas da história do tênis feminino disse que vai deixar a raquete de lado. Serena Williams

CHAMPS

Uma história brasileira

O Brasil acordou abalado na manhã de domingo, com mais um caso de violência nas páginas de notícias. O mundo