Caos. Segundo o site de rastreamento do voos FlightAware, quase 3 mil voos foram cancelados ontem ao redor do mundo — quase um terço partindo ou chegando nos EUA —, depois que outros 3.300 voos também foram suspensos no domingo.
- Por qual motivo? Parte devido ao mau tempo de inverno, mas, principalmente, por conta do aumento dos casos da Ômicron.
As companhias áreas justificaram a situação com o fato de seus funcionários terem contraído COVID, ou se exposto e precisado ficar em quarentena. Esse impacto foi inesperado e veio em péssima hora — justo na semana do Réveillon.
Qual a relevância? A indústria da aviação e do turismo como um todo está tomando baque atrás de baque. Quando os números melhoraram e tudo parecia voar como planejado, chegou a Ômicron e seus estragos.
E por falar em aviação… Anthony Fauci, o médico conselheiro da Casa Branca, disse que o governo dos EUA deve considerar a exigência de vacinação para viagens domésticas, não mais apenas internacionais — incentivo a qualquer custo.