💰 Modelo de negócios
Falta dinheiro para anunciar online? A Divibank foi criada pensando em te ajudar. A fintech concede crédito para pequenas e médias empresas (PMEs) investirem em campanhas de marketing digital — como Google Ads e Facebook Ads.
- Mensalmente, a empresa realiza os financiamentos, depositando os valores diretamente na conta de anúncios das empresas.
Os empréstimos são pagos a partir de revenue sharing, ou seja, parcelas que representam um percentual da receita futura da empresa.
Esse percentual é determinado pelo tamanho da empresa cliente e de sua receita, o que também se aplica aos juros, que vão de 1% a 4% ao mês.
👫 Quem está por trás desse negócio?
A Divibank foi fundada em fevereiro de 2020 por Jaime Taboada e Rebecca Fischer. (Ao clicar, você vai pro LinkedIn deles).
📈 Recebeu investimentos?
- Seed: de US$ 3,6milhões, que contou com os investidores Better Tomorrow Ventures, MAYA Capital, Village Global, Clocktower Ventures, Gilgamesh Ventures, Magma Ventures, Rally Cap. (maio/2021).
🙋♂️🙋♀️ Maior desafio
“Nosso maior problema atual é a educação do mercado/cliente. Uma vez que o modelo de negócio é disruptivo (ou novo) e não existe outra empresa no Brasil, nossa maior dificuldade é explicar o funcionamento e todas as vantagens para nosso clientes.”
🔮 Nossa análise
Na pandemia, quem vendia no físico foi obrigado a se digitalizar e vender online. Segundo Rebecca Fischer, 70% das empresas venderam online em 2020.
PMEs muitas vezes não têm um budget fixo para investir em anúncios online, visto que acabam priorizando gastos como compra de produtos, contratações e caixa.
- Assim, ter um crédito para essa finalidade pingando na conta todo mês pode cair muito bem. E a demanda é grande: a Divibank já recebeu solicitações de empréstimos que acumulam mais de R$ 83 milhões.
O mercado que a empresa explora é grande. Segundo o cofundador, são mais de 6 milhões de PMEs no Brasil e foram investidos S$ 5 bilhões em marketing digital no país só em 2019.
Uma estratégia muito interessante que a Divibank utiliza, que ajuda a reduzir o risco do negócio, é fazer securitização dos empréstimos. “Securiti…” o quê?
- Imagine que a Divibank empreste R$ 1000 ao the bizness e cobre 100 reais de juros. Então, a empresa vende para um banco o direito de receber R$ 1100 reais da gente, por R$ 1030 — faça as contas e veja o que sobra.
Com isso, o risco todo fica para o banco, e a Divibank recebe de forma descontada o valor do empréstimo em pouco tempo. Levando em conta que os clientes são PMEs, isso pode ser muito interessante para redução do risco.
Outro ponto forte da empresa é o smart money que entrou na captação. Um dos fundos que investiu na empresa é o Village Global, que conta com investidores como Bill Gates, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg.
- Mesmo que eles não estejam acompanhando a empresa no dia a dia, eles fazem parte rede de conexões do fundo. Not bad at all.
Pontos de atenção: As empresas que contratam o crédito podem não entender de marketing digital e anúncios, obtendo ROAS — o retorno do investimento em anúncios — negativos, o que torna muito mais difícil o pagamento do empréstimo e do juros.
Assim, é preciso encontrar meios de reduzir esse risco. Fazer uma análise de risco mais precisa? Ensinar às empresas sobre marketing digital? Tomar conta de todo o processo para a empresa? Assessorar o investimento em anúncios?
- Existem diversas possibilidades. Cabe à empresa decidir o que faz mais sentido, visando reduzir o risco — até tendo em vista que os clientes não são empresas gigantes e extremamente capitalizadas.
🤔 O que você faria se fosse o CEO?
Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?
📚 Para aprofundar
- Artigo. Da TechCrunch, sobre a captação.
- Entrevista. Com a co-fundadora e CPO Rebecca Fischer.
🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente. Caso queira enviar alguma empresa para que nosso time analisar, fique à vontade. É só clicar aqui.