Uma aula de crescimento acelerado. No último ano, a companhia chegou ao incrível número de 1,9 bilhão de usuários ativos mensais em 150 países.
- Pra se ter uma ideia, ela tem uma base de funcionários +110.000 e registrou uma receita de US$ 58 bilhões em 2021.
Não é à toa que a empresa chegou a um valuation próximo a US$ 357 bilhões — o que representa mais que a soma de outras grandes empresas de tech. Veja no gráfico:
Disclaimer: Os números são anteriores à queda brutal do Snap nesta semana. Imagina se pegássemos os números in real time… Atropelo total.
É verdade que a ByteDance não se resume somente a TikTok. A companhia produziu outros sucessos — um atrás do outro.
- Um exemplo é o Toutiao: o aplicativo de notícias mais popular da China (320M de usuários ativos mensais), que representa 20% da receita publicitária da ByteDance.
Você provavelmente não fazia ideia disto: Entre 2018 e 2020, a empresa tinha pelo menos 140 aplicativos disponíveis — entre protótipos, testes e já validados. Clique se quiser aprofundar nas estratégias da companhia.
Mas o carro-chefe da empresa é ele, não tem jeito 

Não tem como falar do nosso querido Tico-Teco… O app foi o mais baixado nos últimos cinco trimestres e já conta com +3 bilhões de downloads no mundo, número superado somente pelo conjunto dos apps da Meta.
Ele tem 1,6 bilhão de usuários ativos mensais e foi, simplesmente, o site mais visitado do mundo em 2021. A galera ama as dancinhas.
Muito mais que uma rede social
Você pode até curtir, comentar compartilhar… mas isso tudo está voltado para uma só atividade: assistir a vídeos. No final das contas, o TikTok é, também, uma plataforma de streaming.
- Sim, a empresa é uma das maiores concorrentes da Netflix — afinal, ambas disputam a atenção do público.
Aliás, se compararmos as duas, a ByteDance dá um show e ainda sai rindo. Nos últimos quatro anos, a ByteDance passou de metade para o dobro da receita do primogênito do streaming.
Um modelo mais saudável… 
Enquanto a Netflix investe em produções originais — e em compra de direitos —, o TikTok permite a qualquer usuário se tornar um produtor.
De um lado, a Netflix gasta bilhões na área de criação, do outro, a remuneração para os principais criadores é um trocado para a ByteDance:

“Ué, mas as tiktokers não ganham muito?” 
Ganham. Inclusive, as mais bem pagas ganham bem próximo ou até mais que grandes estrelas de Hollywood e CEOs das maiores empresas do mundo.

Então de onde vem todo esse dinheiro?
Aqui está o pulo do gato… O ecossistema do TikTok — e de todas as redes sociais — é autossustentável.
- A verba repassada aos criadores é baixa, mas eles continuam produzindo conteúdo e ganhando com isso… por conta das marcas.
As marcas, que buscam a atenção das pessoas para vender, sustentam esses criadores, que fazem propagandas, as #publis, gerando vendas à marca anunciante em troca. Simples assim.
Onde o TikTok se diferencia aqui? Na capacidade de reter a atenção das pessoas. O app da Gen Z virou também dos millenials — e até da Geração X.

Pra fechar em uma frase? Money follows attention.
Quem retém atenção, retém poder, influência e dinheiro — simples assim. Pra se ter uma ideia, de tanto conseguir manter o usuário ativo, o próprio TikTok já rodou vídeos lembrando de fazer pausas para dar uma volta ou fazer um lanche.