🧐 Conheça o Tangerino
O Tangerino é uma startup pioneira no mercado de controle de ponto digital, que atua na gestão da jornada de trabalho, automatizando processos manuais e transformando o RH em uma área estratégica.
- Para isso, a startup ajuda empresas em questões como controlar o ponto dos colaboradores — principalmente no modelo híbrido —, controlar a jornada em locais sem internet e evitar fraudes no controle de ponto.
Além do controle de ponto digital com reconhecimento facial — que funciona mesmo usando máscara —, a empresa também oferece diversas soluções agregadas para RH e Departamento Pessoal (DP).
💰 Modelo de negócios
A hrtech cobra uma mensalidade fixa de R$ 69,90 para empresas com até 10 funcionários. Companhias com mais colaboradores pagam uma taxa fixa de R$ 19,90 + variável por funcionário.
📈 Recebeu investimentos?
- Em 2018, o Tangerino recebeu seu primeiro investimento da holding de investimentos Group Venture.
- Em janeiro de 2021, a startup foi selecionada para o ScaleUp da Endeavor.
👫 Quem está por trás desse negócio?
O Tangerino foi fundado em 2013 por Leonardo Barros. (Ao clicar, você vai para o LinkedIn dele).
📚 Vagas
Confira as vagas aqui.
🔮 Bata seu ponto na nossa análise!
Inicialmente, por volta dos anos 1930 e 1940, aqui no Brasil, o controle de ponto era feito por um funcionário que ficava olhando o relógio e anotando os horários das movimentações, mesmo já existindo o relógio de ponto nos EUA e Reino Unido desde 1888.
Naturalmente, essa tecnologia foi sendo aprimorada, com os meios de controle de ponto passando por fiscal, relógio de ponto, leitores de cartão e até aplicativos que realizam a função.
A cada atualização a chance de fraude é menor, porém, nunca zero 🥸
Com as empresas em home office, ficou inviável entregar um “ponto“ em cada casa, e, para piorar, como garantir que o colaborador está realmente trabalhando — e não lendo as edições antigas do dêbizness? Foi aí que o Tangerino teve sua ascensão.
A startup é “protegida“ pela CLT, uma vez que é obrigatório que estabelecimentos com mais de 20 trabalhadores anotem as horas de entrada e saída. Por conta disso, o Tangerino tem um mercado grande para atuar.
Alguns pontos que nos chamaram a atenção ⚠️
- Vemos uma enorme demanda do mercado por flexibilização nas leis trabalhistas, que, se concretizadas, podem afetar muito o Tangerino. Para minimizar isso, a empresa precisa ser a primeira a saber de quaisquer mudanças na lei e estar se adaptando a ela.
- Contratações sem CLT obedecem regras diferentes e, pela flexibilidade que dão ao gestor/colaborador, podem deixar de fora o Tangerino e seu controle de ponto online.
- Apenas na primeira página de buscas do Google encontramos 15 empresas com produtos bastante similares aos da Tangerino — desde empresas pequenas, até gigantes como a Totvs. O que a startup tem de melhor que as outras? É preciso manter-se sempre se diferenciando.
📚 Para aprofundar
- Home office: data-driven e maturidade de gestão. Entrevista com o CEO.
- Tangerino Talks. Podcast do Tangerino (tem até canal de cortes).
- Let’s talk money. Artigo sobre o faturamento da startup e um pouco de sua visão do futuro.
🤔 O que você faria se fosse o CEO?
Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?
🦄 E o meu bizness?
Se você quer seu bizness analisado por nós, clique aqui.
🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente.