🧐 Conheça a Nana Delivery
A Nana Delivery é um App de entregas de mercado com foco nas classes C e D.
💰 Modelo de negócios
O app monetiza a partir de uma margem nos produtos vendidos dentro do app.
📈 Recebeu investimentos?
- Pre Seed: de US$ 3,6 milhões, liderado pela Canary Ventures e Maya Capital (set/2021)
👫 Quem está por trás desse negócio?
Mariana Lais de Assis, Lucas de Andrade Montez, Gustavo Ferreira Fino, Rodrigo Moreira (Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles).
🔮 Nossa análise
Só no primeiro semestre de 2021, o segmento de supermercados cresceu mais de 50% em São Paulo, representando quase 7 mil novos estabelecimentos. Mesmo tendo um alto crescimento no offline, os mercados entraram forte no digital.
Alguns criaram seus próprios apps de entrega, como o James Delivery — do Grupo Pão de Açúcar — e outros abriram seus corredores aos grandes marketplaces de entregas.
- Mesmo com grandes players nesse mercado, ainda há espaço para empresas como a Nana Delivery.
Por quê? A Nana, atualmente, trabalha com mil SKUs (diferentes produtos), enquanto um supermercado, em média, possui 10 mil.
- Nossa! O mercado tem muito mais opções. Prefiro pedir nele mesmo…
Não sabemos você, mas já aconteceu de pedir um item — como um café, por exemplo — no iFood ou Rappi e, 30 minutos depois, receber a seguinte mensagem: “Não tem café, pode ser outra coisa?”
Na Nana, não tem isso. Eles compram os produtos e revendem no app. Então, 100% dos produtos do aplicativo realmente podem ser entregues, o que evita esse desgaste.
Mas isso levanta um ponto de atenção:
Diferentemente de iFood e Rappi, a Nana não é um marketplace, o que tem seu lado bom e o ruim:
- Bom → Permite que a empresa tenha um maior controle da operação, disponibilidade e qualidade de produtos;
- Ruim → Um marketplace é mais escalável e pode oferecer ao cliente uma maior quantidade de produtos. Além disso, imagina o trabalho que a logística dá…
Como funciona a solução da Nana na prática?
A empresa compra os alimentos e os estoca em dark stores pela cidade (atualmente, apenas em BH). Quando o cliente faz sua compra de mercado, os entregadores pegam os produtos na dark store mais perto e levam até o cliente.
- Perguntamos ao time deles sobre a captação de um concorrente, a Daki, que em dezembro do ano passado levantou US$ 260 milhões e já está presente em SP e RJ. A resposta foi muito interessante… Algo como:
“Não importa se já são grandes em outros lugares, nossa estratégia é ganhar os clientes de bairro a bairro, cidade a cidade, sempre focando em trazer comodidade com preço acessível“.
Fica o insight: comece pequeno, pensando grande. Você pode querer dominar o mundo, mas inicie pelo seu bairro, para, então, ir expandindo cada vez mais.
📚 Para aprofundar
- Como funciona uma dark store? Um vídeo do Wall Street Journal mostrando o operacional por trás das dark stores.
- Grandes empresas com dark store? Artigo da BBC pré-pandemia falando sobre dark stores.
🤔 O que você faria se fosse o CEO?
Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?
🦄 E o meu bizness?
Se você quer seu bizness analisado por nós, clique aqui.
📦 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente.