Você quer ficar mais inteligente. Caso contrário, estaria rolando o feed das redes sociais ou jogando conversa fora com alguém — e não lendo sobre bizness.
- Faça o seguinte exercício… Pense na edição do dêbiz que você mais gostou até hoje.
O que você lembra dela? Provavelmente, alguma informação mais geral, que, por qualquer motivo, chamou sua atenção e você guardou até hoje, certo?
Por outro lado, você deve ter esquecido a maior parte do que leu naquele dia. Mas, não se preocupe. Não é a sua memória que é ruim. Isso acontece com todo mundo.
Dá só uma olhada em quanto tempo o cérebro guarda os aprendizados:

O cérebro não é um HD infinito
Em 1885, um filósofo alemão chamado Hermann Ebbinghaus lançou ao mundo sua teoria chamada Curva do Esquecimento.
Ele demonstrou — por meio desse gráfico aí — a quantidade de informações que nosso cérebro é capaz de reter ao longo do tempo.
Dependendo da densidade da informação, conseguimos lembrar de apenas 30% a 50% do que aprendemos, no dia seguinte.
Por que isso acontece? 🧠
A Curva do Esquecimento é natural. Nosso cérebro faz isso o tempo todo, para evitar que haja sobrecarga de informações e economizar energia. Tudo que ele julga não ser importante é jogado fora.
- Se você já assistiu ao filme Divertidamente, sabe bem do que estamos falando. Veja aqui uma cena que ilustra bem isso.
Isso explica porque perdemos muitas lembranças — ou parte delas. Pense novamente no que você lembra da sua edição favorita do dêbiz.
As informações que você guardou são as que seu cérebro considerou relevantes. Todo o resto foi descartado.
O mesmo vale para memórias da infância ou qualquer outro episódio de nossas vidas. E quanto mais o tempo passa, menos tendemos a lembrar.
Se esse esquecimento não acontecesse, possivelmente, iríamos desenvolver problemas psicológicos, como o esgotamento mental e falta de atenção.
“E agora, como lembrar do que estudei?” 📚
A resposta é simples: Revisão. Cada vez que você revisa uma informação, o pico de retenção volta a aumentar e a informação fica fresca na sua mente:

Perceba como, a cada revisão, o pico sobe — e você tende a aumentar o tempo de retenção daquela informação.
Na prática, se tem algo que você quer lembrar, o ideal é estar sempre retomando o estudo sobre aquele assunto. Afinal, só grifar os livros e não voltar àqueles pontos pode não adiantar tanto.
Também é interessante saber…

O melhor jeito de aprender é ensinando aos outros. Até porque você precisa ter domínio sobre o assunto para explicá-lo às pessoas.
PS: Dependendo da fonte, as porcentagens podem variar um pouco. Mas a lógica é essa.
Pra fechar, outras três dicas:
😃 É mais fácil lembrar de coisas que têm significado. Se você escutar uma palestra sobre um tema que não entende ou tem pouco interesse, provavelmente esquecerá mais rápido.
✍️ A forma como algo é apresentado afeta a aprendizagem. Ou seja, é mais fácil lembrar de algo que foi organizado logicamente e apresentado com clareza.
Já que o audiovisual — ainda mais junto ao texto — tem um poder maior de fixar o aprendizado, clique aqui para assistir ao vídeo do dêbiz — e ainda revisar o conteúdo. Nada como colocar o que você acabou de aprender em prática.