Nos últimos dois anos, o comércio digital aumentou em uma escala sem precedentes.
- A disponibilidade dos aplicativos de varejo reformularam a forma como os consumidores fazem compras.
Com novos públicos escolhendo o digital como um canal de compras, as marcas precisam maximizar seu alcance, além de entenderem o que a nova cultura de clientes exige — e coloca competitividade nisso…
Mercado digital no Brasil 🌐
O Brasil possui cerca de 55% da participação do e-commerce latino americano, com o mercado avaliado em mais de US$ 150 bilhões.
- Junto ao México, os 2 países representam 70% de todo o mercado. E isso está diretamente relacionado à densidade populacional.
Sem contar que os países são os principais polos de inovação da América Latina — tanto em captação de investimentos quanto em quantidade de startups.Previsões: Até 2025, o tamanho do mercado digital na LATAM deve triplicar, embora a expectativa maior esteja na Bolívia e no Paraguai.
E-commerce vs. DNVBs 🛍
A principal distinção é que o e-commerce é um canal, enquanto as DNVBs são marcas — mas nada as impede de utilizarem o e-commerce na hora das vendas.
As DNVBs adotam o D2C (direct to consumer), ficando responsáveis pelo ciclo completo de compra do consumidor, desde o marketing até o pós venda.
Quando a experiência do cliente é positiva, a tendência é que ele compre novamente e, ao se sentir conectado com o propósito da marca, divulgue organicamente.
Os recebidos-pagos nos stories bombam. risos.
Inclusive, alguns estudos mostram que os clientes estão dispostos a pagar mais por serviços personalizados. Ou seja, oferecer uma experiência diferenciada pode trazer mais dinheiro.
Case Nike e Centauro
Em 2020, a Centauro, rede de varejo brasileira, comprou a distribuição exclusivados produtos Nike no país por um período de 10 anos.
Na prática: A Nike perderá o controle do processo de divulgação, distribuição e pós-venda no Brasil, além de não ter acesso a dados para desenvolver produtos cada vez mais personalizados.
Outras DNVBs brasileiras 🇧🇷
A LivUp produz opções saudáveis de alimentação congelada, e hoje é cadastrada em deliveries para entrega de comidas frescas.
- A marca tem forte presença no Instagram e faz ações de marketing constantes através de parcerias com influenciadores.
Outro bom exemplo é a Amaro, marca de moda feminina pioneira nesse mercado de DNVBs. Apesar de terem algumas lojas físicas, as vendas são muito mais concentradas no digital.