O papelzinho que ocupou a parede dos escritórios 📒

BIZNESS

O papelzinho que ocupou a parede dos escritórios 📒

Redação
Redação
23 março 2023Última atualização: 23 março 2023
(Imagem: Post-it de 1986 | Definição da imagem aumentada por AI)
Em 1968, o Dr. Spencer Silver, um cientista da 3M, estava tentando desenvolver um adesivo ultaforte para uso na construção de espaçonaves.
  • Mas ele errou e, acidentalmente, acabou criando um adesivo fraco, que grudava levemente nas superfícies e podia ser facilmente removido sem deixar resíduos.
Nos anos seguintes, por acreditar em sua invenção, fez o possível para encontrar uma utilidade para ela. Nada dava certo.Silver chegou a apresentar sua criação a vários colegas de trabalho, mas ninguém via utilidade. Segundo ele, seu apelido virou “Sr. Persistente”, pois não desistia de sua ideia.

Até que as coisas começaram a mudar 🤯

Art Fry, um outro cientista da 3M, estava passando por um problema.Ele fazia parte do coral de sua igreja e, toda quarta-feira, enquanto ensaiava, usava pequenos pedaços de papel para marcar os hinos que cantariam no próximo culto.
  • Acontece que, sempre que chegava no domingo, os papéis tinham caído. Ele precisava de um marcador que grudasse no papel sem danificar as páginas.
Foi aí que ele lembrou de um seminário no qual Silver apresentou sua invenção — e foi falar com seu colega de trabalho. Eles começaram a desenvolver o produto.Quando menos esperavam, já estavam escrevendo mensagens em suas novas notas para se comunicar no escritório. A ideia tinha potencial.Segundo Fry, eles não tinham descoberto “apenas um marcador”. Era uma “maneira totalmente nova de se comunicar”.Então, forneceram as novas notas adesivas para toda empresa. Seus colegas amaram. Assim, nascia o Post-it Note — que chamava Press ‘n Peel, na época.Inicialmente, os executivos da 3M não botaram tanta fé no novo produto. Mas o fato da dupla não ter desistido foi o que manteve a ideia viva.

Em 1980…

A 3M decidiu lançar aquele produto, que, “do dia pra noite”, se tornou um sucesso absoluto. Quanto mais pessoas usavam, mais viam o produto sendo usado e se encantavam por ele.Silver disse que, como muitas inovações revolucionárias, o produto deles era algo que ninguém achava que precisava — até usá-lo.🤔 Curiosidade: A icônica cor Amarelo Canário foi escolhida por acaso, por ser o único papel que tinha disponível no laboratório ao lado.
(Foto: Spencer Silver e Art Fry | Divulgação)
Em meados dos anos 90, após 28 anos na empresa, Silver se aposentou com mais de 22 patentes nos EUA em seu nome.Hoje, a empresa vende as Post-it Notes em mais de 150 países, tem mais de 1.000 produtos da marca e produz mais de 50 bilhões de Post-it por ano.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
segunda, a cada 15 dias

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã