Criar um negócio do zero ou abrir uma franquia? Essa dúvida é muito comum entre pessoas que querem empreender.
Não dá pra dizer que um é melhor que o outro. Depende de diversos fatores, sendo muitos deles relacionados ao perfil do empreendedor. Pra ficar mais claro…
💼 Empreendedor
Quem está disposto a correr mais risco e ter uma maior possibilidade de construir um verdadeiro império — e ganhar muito dinheiro com isso —, a melhor opção pode ser criar uma empresa própria.
Além disso, possui controle total sobre o negócio e a operação, não ficando refém de regras ditadas por terceiros.
🏪 Franqueado
Por outro lado, alguém que tenha mais aversão a riscos talvez se adapte melhor a uma franquia, por, em tese, já ser um modelo de negócio validado com processos estruturados.
- A marca já está consolidada, e o franqueado tem acesso a tecnologia, dados e experiência da empresa matriz. As chances de sucesso costumam ser maiores.
É como se o dono da franquia estivesse comprando uma receita de bolo, embora o resultado não seja garantido. Às vezes, o cozinheiro erra o ponto. risos.
Se você pensa em algum dia ter uma franquia — ou quer apenas saber mais sobre o mercado — veja as empresas que mais possuem unidades franqueadas no Brasil:
Liderando com folga 🏆
O Boticário. São quase 4 mil pontos de venda, considerando franquias e unidades próprias, espalhadas por 1.750 cidades brasileiras e outras ao redor do mundo.
- No caso das franquias, são mais de 900 franqueados tocando essas unidades.
Já a Cacau Show — maior rede de chocolates finos do mundo — tem mais de 3 mil lojas no Brasil, com a maior parte delas sendo franquias. E falando na empresa…
Os chocolateiros estão indo vindo com tudo 🍫
Quando olhamos para o crescimento do número de franquias dessas marcas no ano passado, o destaque vai para a Cacau Show — com folga.
A empresa teve um crescimento surpreendente de 19%, ultrapassando o McDonald’s, que cresceu 0,7%, assumindo o posto de segunda maior rede de franquias do país.
O Boticário, por sua vez, registrou um crescimento de 0,9% no período. A distância ainda é bem expressiva, mas será que a Cacau Show consegue chegar ao topo?
Como a Cacau Show cresceu tanto? 🚀
Há alguns anos, a empresa desenvolve um algoritmo interno para entender onde cabem novas lojas, o que ajuda muito a decidir onde serão os novos pontos.
Também vale destacar que esse crescimento acelerado, ainda mais diante de um ano de pandemia, é resultado de um processo de vendas para os franqueados muito bem feito — é o que os resultados mostram.
Basicamente, a Cacau Show entra com localização, modelo de negócios, perfil de empreendedor, capital de investimento e comunicação.
O que faz uma empresa querer ter franquias? 🤔
Tem vários motivos. Aqui estão alguns dos principais:
- Expandir o negócio sem ter que investir (ou com um investimento baixo),
- Acelerar o crescimento;
- Ter gestores motivados;
- Ingressar em novos mercados;
- Aumentar a lucratividade (o Méqui, por exemplo, lucra mais com franquias do que com lojas próprias).
Em contrapartida, ela cede seus direitos de uso de marca e modelo de negócios a outros empreendedores. Sem contar que depende do franqueado para ter sucesso. Ou seja, também há alguns riscos.
Segmento aquecido: Em 2021, o setor de franquias teve um aumento de mais de 10% no faturamento, comparado com o ano anterior.
Como funciona para abrir uma franquia? ▶️
Em geral, é preciso fazer um investimento inicial. Além disso, costuma ter uma taxa de royalties, em que parte da receita é repassada para a franqueadora. As taxas e valores variam bastante, dependendo da empresa.
Caso queira aprofundar, aqui está um relatório da Associação Brasileira de Franchising com vários dados do mundo das franquias.