💰 Modelo de negócios
Antes de entender esse bizness, é preciso entender onde ele está. A Pluggy atua no Open Banking (ou Open Finance) que, de forma resumida, é o princípio de compartilhemento de nossos dados financeiros entre diferentes instituições.
- Se antes apenas o Inter ou Nubank sabiam quanto você gastava por mês, agora, outros bancos também podem ter acesso a isso.
Para facilitar: Imagine que sua loja favorita de roupas compartilhasse seu tamanho, suas preferências e a sua frequência de compras para lojas concorrentes. É isso que vai acontecer no setor bancário agora, por lei.
Dito isso… Pense que a Pluggy vem pra facilitar o acesso dessas informações para empresas que desejem tê-las, por meio de uma API* gratuita.
Como ganham dinheiro? A empresa obtém receita por cada conta conectada e através de projetos customizados para fintechs e empresas de outros setores, que querem, com o Open Banking, criar produtos financeiros personalizados a cada perfil.
- *API: pense no garçom de um restaurante. Ele recebe o seu pedido e leva da sua mesa à cozinha. A API é o garçom, que realiza a comunicação entre dois softwares diferentes (a mesa e a cozinha), de forma a integrá-los.
👫 Quem está por trás desse negócio?
A Pluggy foi fundada em 2020 por Federico Miras, Rogério Correa, Bruno Loiola, Victor Braga e Gabriel Gantes. (Ao clicar, você vai pro LinkedIn deles).
📈 Recebeu investimentos?
- Pré-Seed: de R$ 3 milhões, que contou com Y Combinator, Rappi, Airnb e Dropbox. (ago/2021)
- Seed: A rodada está em andamento.
🙋♂️🙋♀️ Maior desafio
“Além da barreira cultural para que as pessoas entendam que o compartilhamento de dados no Open Finance apresentará enormes benefícios, precisamos ganhar tração. Estamos com mais de 40 clientes, muitos já em produção, porém estamos fazendo diversas melhorias em nosso produto (estabilizando) e desenvolvendo o nosso pipeline focado em dados.”
💼 Vagas em aberto na empresa
Confira as vagas clicando aqui.
🔮 Nossa análise
O Open Banking já é uma realidade. Como ainda é algo que está iniciando no Brasil, há muito espaço para o surgimento e crescimento de novas empresas — onda que a Pluggy está buscando surfar.
O time da empresa parece ser bastante capacitado, com destaque para Bruno Loiola, que já possui experiência na área por ter atuado por mais de 4 anos com projetos de Open Banking na União Europeia e na América Latina. Know-how conta muito, ainda mais em um setor que está engatinhando.
Além disso, a empresa já conta com grandes clientes, como Porto Seguro, Kinvo e Grupo Boticário — o que demonstra que o serviço parece estar sendo bem feito.
- A lógica é simples… Você prefere contratar o serviço da empresa que tem grandes clientes ou daquela outra que ainda não atende ninguém? Isso se chama prova social, e conta muito.
Além disso, existem 750 milhões de contas bancárias no Brasil, sendo que um brasileiro bancarizado tem, em média, 4 contas. Cheirinho de oportunidade.
Challenges ⚠️
O próprio mercado. É um setor que atrairá atenção de companhias que tem muito, mas muuuuito dinheiro. Como qualquer mercado com grande potencial, a concorrência vem com tudo.
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O grande desafio é quando ela tem mais dinheiro… A Belvo, por exemplo, levantou R$ 225 milhões em sua última captação. Outro caso é a LinkAPI, adquirida pela Semantix por R$ 100 milhões.
Com isso, surge um desafios: como se diferenciar e gerar mais valor do que os concorrentes? Cabe à Pluggy buscar criar barreiras competitivas para tornar-se um player cada vez mais relevante do mercado.
Além disso, existe uma preocupação cada vez maior por parte das pessoas em relação aos seus dados, o que pode trazer mais burocratização ao setor — até tedo em vista o recente vazamento de dados do Pix.
🤔 O que você faria se fosse o CEO?
Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?
📚 Para aprofundar
- Vídeo. Como funciona o Open Banking, em 3 minutos.
- Vídeo. Do Bruno Loiola falando sobre Open Banking.
- Apresentação. Da Pluggy no Lift Day
🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente. Caso queira enviar alguma empresa para que nosso time analisar, fique à vontade. É só clicar aqui.