Google. Essa é a marca que mais influencia o modo de pensar e de agir dos brasileiros, segundo um levantamento feito pelo Ipsos, divulgado na última semana.
- Segundo o instituto, a classificação é menos sobre desempenho no mercado e muito mais sobre a capacidade da marca em inspirar, inovar, estimular engajamento, formar opinião e ser seguida.
Olhando pro top 10… A grande maioria delas são do setor de tecnologia, mas o ramo de bens de consumo também marca presença, com Nestlé e Natura. No total, somente duas das dez são nacionais — a Americanas e a própria Natura.
Um destaque interessante: A Apple sequer dar as caras, contra um 2º colocado de sua maior concorrente. É só pensarmos que ela tem uma pegada elitizada, com somente produtos de alto ticket. Enquanto isso, a Samsung tem uma ampla variedade de preços e produtos, atingindo toda a população. Não à toa, está no top 3.
Com isso, ela torna-se mais presente e, logo, mais influente na vida do brasileiro em geral — apesar da Apple provavelmente ser mais influente sobre seu público alvo.