Uma estatística interessante. Uma pesquisa recente mostrou que o Brasil é um dos piores países do mundo em solucionar casos de homicídios. Nosso país costuma esclarecer 4 a cada 10 homicídios que acontecem por aqui — mais precisamente 44%.
- O levantamento, realizado pelo Instituto Sou da Paz, analisou dados fornecidos por mais de 15 estados brasileiros acerca dos casos de homicídio dos anos de 2018 e 2019.
Considerando os estados que enviaram dados suficientes para análise, o Rio de Janeiro é o pior deles, tendo resolvido apenas 11% de todos os homicídios registrados. O Distrito Federal é o líder, com mais de 90% dos casos resolvidos. Lista completa.
- Para ter um comparativo, a média mundial de homicídios esclarecidos é de 63%. A Europa lidera com 92%, Oceania possui 74% e Ásia 72%. O interessante é que a América, como um todo, fica abaixo do Brasil, com 43%.
Por que isso importa? De acordo com o último levantamento da OMS, o Brasil é o país com maior número absoluto de homicídios registrados do mundo e o 9º em termos proporcionais à população — 31 a cada 100 mil habitantes (3x maior que a global).
Zoom out: Além da grande quantidade de assassinatos, o país também possui uma das maiores populações carcerárias do mundo, com mais de 750 mil presos. Apesar disso, apenas 10% deles respondem a processos ou foram condenados por homicídios.
O que mais é relevante por aqui?
- Mandou soltar. Ministro do STJ concede habeas corpus à mãe que furtou R$ 21,00 em miojo, coca e suco
- Grande dia. Brasil atinge mais de 100 milhões de brasileiros imunizados, e média móvel é a menor desde novembro de 2020
- Privacidade de dados. Acesso a dados, fotos e informações em celular apreendido no local do crime é permitido, diz PGR
- Alunos de volta. SP anuncia volta obrigatória às aulas presenciais a partir de segunda
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.
Para se inscrever, clique aqui.