O TikTok nunca viu tanto vídeo de vacina. Com o avanço da imunização, mais de 3,5 milhões de adolescentes brasileiros já receberam sua primeira dose contra a COVID-19.
- Anteontem, no entanto, o Ministério da Saúde recomendou a suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.
Por quê? Apesar da maioria esmagadora dos adolescentes ter tomado a vacina da Pfizer — a única aprovada para a faixa etária por aqui — outros milhares (cerca de 20 mil) receberam doses da Coronavac, AstraZeneca ou Janssen, não autorizadas.
Criticando os estados, Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, disse que houve casos de eventos adversos nos jovens que receberam imunizantes que não foram o da Pfizer.
Segundo Queiroga, a recomendação da suspensão foi feita porque o Ministério da Saúde não pode se responsabilizar por erros de imunização dos estados.
E agora?
“Desculpe, Sr. Queiroga. Vamos continuar aplicando.” — foi como agiram 9 estados do país, argumentando que a Anvisa autorizou o uso da Pfizer para os adolescentes. Clique para ver os posicionamentos Brasil afora.
- Para os teens que já tomaram a 1ª dose, a indicação de Queiroga é que apenas tomem a 2ª se tiverem recebido a vacina da Pfizer.
A Anvisa está investigando a morte de um adolescente após tomar uma dose da Pfizer, mas afirmou não ver uma relação de causa direta entre uma coisa e outra.
Outros destaques pelo país:
- IOF pelo Bolsa Família: Bolsonaro assina decreto e eleva alíquota do IOF até dezembro para custear novo programa
- DataFolha: Reprovação a Bolsonaro segue tendência de alta e bate inéditos 53%
- COVID-19: Mais de 36% da população está imunizada, enquanto 65% já tomou a primeira dose; média móvel de mortes está em 582
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.
Para se inscrever, clique aqui.