Bolsonaro, Biden, Bill Gates e o Papa na Cúpula de Lideres sobre o clima

Hoje e amanhã, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está realizando a Cúpula de Líderes sobre o Clima, um evento organizado pelos americanos e que foi uma promessa em sua campanha presidencial.

A ideia do evento é reunir alguns dos principais líderes mundiais para discutir ações de enfrentamento à crise global das mudanças climáticas e a criação de planos por parte das maiores economias para reduzir as emissões de poluentes e gás carbônico até 2030.

Chancelers da Europa, o presidente da China, Putin, Bill Gates e até o Papa estarão na conferência. Uma call de Zoom e tanto… Será que alguém vai entrar com o som ativado? risos.

E onde o Brasil entra? Bom… Nosso país tem um dos maiores patrimônios ambientais do mundo, a Amazônia, que influencia diretamente o irrigamento do agronegócio do país, que responde por 20% do PIB nacional. Além disso, nosso presidente também estará presente no encontro e, ontem, almoçou com Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.

  • A ideia é que o Brasil reafirme os argumentos da carta recente enviada a Biden, na qual pediu a “ajuda” — de esforços e recursos financeiros — da comunidade internacional e disse que se compromete a zerar o desmatamento ilegal até 2030.

Por que é relevante? A visão de Biden sobre o clima é um pouco diferente da de Donald Trump e o novo presidente manifestou possíveis sanções a países que não cumprirem com a agenda ambiental. Além disso, esse será o primeiro encontro entre Jair e Joe, mesmo que virtual.

Um ponto de atenção: Segundo dados do Imazon, o desmatamento na Amazônia totalizou 810 quilômetros quadrados no mês passado, um aumento de 216% em relação ao mesmo período em 2020 e o maior em 10 anos.

P.S.: O encontro vem no momento em que artistas e celebridades se juntaram no Twitter para criar a hashtag #ForaSalles e pedir que Biden não apoie o pedido do governo brasileiro.

O que mais é destaque por aqui?

Deixe uma resposta