Já pode parar. As chuvas na Bahia se espalharam e estão tomando conta do território nacional, deixando estragos pelo país.
No Sudeste, onde a situação está especialmente mais intensa, as chuvas devem continuar nos próximos dias. Ao final da semana, devem dar uma trégua.
Atenção maior em Minas Gerais:
Segundo o governador, Romeu Zema, as chuvas deixaram 154 cidades em estado de emergência. Uma barragem na região metropolitana da capital, inclusive, transbordou e atingiu os arredores.
- A população da região Sudoeste do estado foi alertada, ontem a noite, a deixar suas casas pelo risco de rompimento de uma barragem na Usina do Carioca.
Problemas na estrada… Diversos trechos da BR-040 que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro estão sob alerta e nas proximidades de Nova Lima, a situação ficou inviável, já que água tomou as duas pistas. Completo caos.
Em Capitólio, um dia de diversão virou tragédia ⛰️
As chuvas excessivas provocaram a catastrófico queda de um paredão no Lago de Furnas — conhecido como “Mar de Minas” —, que deixou 10 mortos, envolvendo 3 lanchas que estavam no local para turismo. Pelo menos 32 pessoas ficaram feridas. Caso queira ver o vídeo, clique aqui.
- Até agora, não houve responsabilização do acidente, mas o governador do estado já disse que é provável que a região fique sem acesso para turistas no período chuvoso.
Resumindo… Pense que não chove tanto em um período de 24 horas desde 1992 na região metropolitana de Belo Horizonte. A chuva acumulada na última semana foi a maior nos últimos 30 anos.