A partir desta semana, clínicas particulares das capitais de todo o país já poderão aplicar a vacina AstraZeneca contra a COVID-19, depois da importação de dois milhões de doses pela fabricante.
- Contexto: Desde o dia 22 de maio, o coronavírus deixou de ser uma emergência em saúde pública. Com isso, várias normas caíram ou foram revistas, facilitando essa disponibilização pelas clínicas privadas.
Anteriormente, a aquisição só seria permitida se as empresas doassem, pelo menos, 50% ao SUS, o que na prática inviabilizou o movimento do setor privado.
Quem pode se vacinar? Serão oferecidas vacinas apenas para pessoas acima dos 18 anos, que precisam completar o esquema vacinal ou que estejam se vacinando pela primeira vez. Há uma expectativa de alta procura.
💸 E o valor, dênius? O preço de venda na fábrica chega aos R$ 151 reais, porém, para o consumidor final, o custo deve variar entre R$ 300 e 350 reais.
Falando em COVID-19… 😷
Após reunião do Centro de Contingência do Coronavírus de SP, o estado voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. No entanto, a recomendação não tem caráter obrigatório — usa quem quiser.
Segundo o coordenador do grupo, Paulo Menezes, as internações aumentaram no estado, mas, por enquanto, sem reflexos no número de mortes.