Dois anos depois do primeiro caso no Brasil

Sabe quem assoprou as velinhas no final de semana? A COVID-19. No sábado, o primeiro caso positivo para a doença confirmado no Brasil completou dois anos.

Um panorama geral desses dois anos 2️⃣

No acumulado, já foram registrados mais de 28 milhões de casos e 649 mil mortes pela COVID.

Hoje, 172,3 milhões de brasileiros já tomaram pelo menos uma dose da vacina — o que equivale a 80,25% da populaçãoEnquanto isso, 72,04% já completou o esquema vacinal inicial, sem levar em conta a dose de reforço.

  • Em relação aos métodos de tratamento, a Anvisa já aprovou 6 remédios para tratar a COVID-19.

Como no Brasil parece que nunca estamos livres disso, durante a pandemia, a Polícia Federal fez quase 80 operações contra desvios de dinheiro em estados e municípios.

A evolução da pandemia 🦠

O Brasil passou por algumas “ondas”, que vieram, na maioria das vezes, acompanhadas de restrições. A mais letal, da variante Delta, aconteceu no meio de 2021, e a mais infecciosa, da Ômicron, no início deste ano.

CASOS:

Atualmente, são registrados, em média, 79.605 novos casos por dia. Esse indicador é 40% menor ao de duas semanas atrás, mostrando tendência de queda pelo 18º dia seguido.

MORTES:

cenário atual é de 690 óbitos por dia, em média. Esse número também está em tendência de queda, com uma variação de -22% em comparação a 14 dias atrás.

Nos últimos tempos, que contaram com a chegada das vacinas e o aprimoramento dos tratamentos, vimos a COVID-19 se tornar menos letal e passar para um novo estágio, com a população e as autoridades mudando a forma de tratar o vírus.

Os impactos além da saúde 💰

Para apoiar as famílias que tiveram sua renda perdida devido ao isolamento e à quarentena, o governo brasileiro desembolsou R$ 23 bilhões por mês durante o Auxílio Emergencial, que atingiu mais de 39 milhões de famílias.

  • Durante o período, centenas de milhares de empresas fecharam as portas, levando o desemprego para 14,7% em 2021 — um recorde na série histórica.

Além disso, em 2020, o PIB brasileiro caiu 4,1%, impulsionado negativamente pela baixa atividade econômica. Já os números de 2021 serão divulgados nessa semana.

Deixe uma resposta