Na semana em que muitos brasileiros fazem suas malas para passar a virada do ano no litoral da Bahia, o estado vive uma situação caótica.
- O governo da Bahia decretou situação de emergência para mais 47 cidades atingidas pelas enchentes. No total, já são 72 com a medida vigente.
Até agora, já foram confirmadas 18 mortes em decorrência das chuvas intensas que atingem o estado, além dos mais de 4 mil desabrigados.
Com a publicação da situação de emergência, os órgãos estaduais podem se mobilizar para apoiar a resposta ao desastre e ajudar na reconstrução das cidades.
Depois dos deslizamentos — na madrugada de domingo para ontem, as chuvas foram fortes —, ao menos 10 rodoviais foram interditadas, dificultando a locomoção.
- Dada a gravidade, vários famosos e personalidades lançaram campanhas de arrecadação, como Ivete Sangalo, Whindersson Nunes e GKay.
O alerta… A população local, turistas e autoridades devem continuar atentos nos próximos dias, já que, segundo o chefe da previsão do tempo do Inmet, as chuvas devem retomar com forte intensidade de hoje até quarta-feira.
Depois, a previsão é que a chuva vá para outras áreas do país, como Minas, Rio e São Paulo, onde o final de semana da passagem do Ano Novo deve ser bem chuvoso.