Sabe quando você estoura o limite do cartão de crédito e sai vendendo suas coisas para equilibrar os gastos?Quando o assunto é dívida pública, vender estatais pode ter um efeito parecido com vender blusinhas antigas.
- Entre privatizações e desinvestimentos em estatais, o atual governo arrecadou quase 305 bilhões ao longo de todo o mandato.
Como está a conta? A maior parte do valor arrecadado, um pouco mais que 235 bi, foi levantado com a venda de subsidiárias de estatais e com ações detidas pela União em empresas.
Explicando… As subsidiárias são outras empresas que estão abaixo de organizações como a Petrobras, diretamente ligadas à atividade — e mais simples de serem vendidas por não precisarem de tantos acordos políticos.
O dinheiro está sendo usado, principalmente, para reduzir a dívida pública do país, que está em quase 6 trilhões de reais. A exceção fica para a venda da Eletrobras, com parte do valor usado para pagar despesas da PEC Kamikaze.