Mais uma semana de inspeção nas urnas eletrônicas

Pedido deferido. Com essas singelas palavras, o Ministro Edson Fachin autorizou a inclusão de nove militares no grupo que inspeciona as urnas eletrônicas. Além disso, ele ampliou em sete dias o prazo para o acesso às informações.

  • Os novos indicados não serão integrantes da equipe de fiscalização já existente, mas um reforço para o exame dos códigos-fonte.

Step back: Antes, o TSE descredenciou um coronel do Exército do grupo de fiscalização das urnas, gerando um clima de tensão. Como resposta, o Ministro da Defesa enviou o ofício para inclusão dos nove militares na inspeção das urnas.

Por trás da notícia. À beira das eleições, o Tribunal quer evitar problemas com os braços armados. Por isso, os Ministros colocaram panos quentes na situação, pela boa relação entre as instituiçõesEsse foi o último ato de Fachin. 

O novo presidente. Ontem, Alexandre de Moraes tomou posse no TSEcom discurso em defesa de urnas e democracia. A cerimônia também foi primeiro momento que Bolsonaro e Lula estiveram frente a frenteTenso. 

Deixe uma resposta