Novidade. Depois do ensaio da semana passada, o Ministério da Saúde realmente anunciou a redução da quarentena de 10 para 7 dias para pessoas com casos leves e moderados do coronavírus.
- Casos leves e moderados representam a maioria (80%) das incidências da doença, em que não há necessidade de internação ou até sem medicamento.
Como vai funcionar agora? 🦠
1) Assintomáticos: A quarentena mínima será de 5 dias para quem estiver sem problemas respiratórios, sem febre e sem uso de remédio antitérmico nas 24 horas anteriores.
- Para isso, é necessária apresentação de teste de RT-PCR ou de antígeno com resultado negativo no 5º dia para liberação. Se aqui for positivo — o que pode acontecer — deve esperar mais 5.
2) Assintomáticos sem teste: Aos que não tiverem sintomas, mas não quiserem fazer o teste no 5ª dia, basta esperarem o 7º dia completo — e não mais o 10º — para sair de casa. Dois dias a mais ou ~R$ 150 a menos. risos.
3) Sintomáticos: Esse é o caso daqueles que, depois de 7 dias, ainda apresentam sintomas. Nesse caso, a recomendação é que espere os 10 dias por excesso de segurança.
Há controvérsias na comunidade… 👨🏽⚕️👩🏻⚕️
Alguns especialistas afirmam que responder acerca da transmissibilidade de uma nova cepa demanda tempo e temem faltar dados para que a redução do prazo de isolamento seja feita de forma segura.
Por outro lado… A sugestão da Saúde acompanha o recomendado pelo Reino Unido e pelo CDC dos Estados Unidos, que reduziu o tempo de isolamento de 10 para 5 dias nos casos assintomáticos. Veja a explicação na íntegra aqui.