O que deixa as vendas abaixo do potencial? 📣

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O que deixa as vendas abaixo do potencial? 📣

Redação
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4 abril 2023Última atualização: 4 abril 2023

São as vendas que fazem um negócio parar de pé. Afinal, o dinheiro precisa entrar para pagar as contas, contratar pessoas e expandir o negócio.

  • Sabendo disso, boa parte das empresas definem metas de venda para alcançarem seus objetivos.
No entanto, de acordo com um levantamento feito pela RD Station, mais de 70% dos negócios não bateram suas metas de venda em 2022.Isso pode ser explicado, em parte, por alguns fatores externos aos negócios, como as Eleições Presidenciais, Guerra da Ucrânia, reflexos da COVID e Copa do Mundo.Embora não dê para controlar esses acontecimentos, o que está no controle de uma companhia é a sua própria operação e as rotinas que possui.Pra você ter uma ideia, 67% das empresas de alta performance possuem uma área bem estruturada e com processos bem definidos.Inclusive, esse é o principal aspecto que os profissionais de venda enxergam que deve ser melhorado para venderem mais:
Para mais de 90% dos profissionais de vendas, ter um processo de vendas bem estruturado é essencial para bons resultados — embora essa seja a realidade de apenas cerca de 35% das empresas.

A Apple pode te ensinar isso bem…

Muitas vezes, a primeira etapa do processo de venda é (i) gerar interesse dos clientes. Antes de desejarem seu produto, eles precisam saber da existência dele.🍎 Pense nos eventos de lançamento da Apple, no conhecimento que os vendedores têm dos produtos e nas filas enormes que seus clientes formam para comprar as novidades.Após o interesse de compra ser gerado, é preciso (ii) agir com velocidade e eficiência para não perder a venda.🍎 Isso passa pela facilidade de navegar no site e comprar produtos online. Até o layout das lojas físicas é pensado, com os clientes podendo testar os produtos e conferir informações com facilidade.Em seguida, é hora de (iii) engajar o consumidor. Nem sempre as pessoas vão comprar de primeira. É aí que entra a importância de engajar os clientes.
  • Seja com posts em redes sociais, conversas ou qualquer outra forma de interação. Isso mantém o desejo aceso, até levar à compra.
Depois, é preciso fazer um bom (iv) serviço pós-venda, o que inclui ouvir o feedback dos clientes — e fazer a melhorias necessárias.Essa etapa é essencial para (v) fidelizar os consumidores e criar uma legião de fãs que falem bem da sua marca por onde estiverem. No longo prazo, eles tendem a comprar mais e mais.🍎 Você já deve ter percebido no seu círculo de amigos que grande parte dos clientes Apple não trocam a marca por nenhuma outra — e ainda compram vários outros produtos da maçã. Se é que essa pessoa não é você. risos.Essas etapas variam dependendo da empresa. Inclusive, é bem provável que tenha variações no atual modelo da Apple. Foi só um exemplo.De qualquer forma, analisar outros negócios é uma boa forma de entender como as diferentes etapas de um processo de venda se amarram e, juntas, fazem os clientes abrirem suas carteiras.
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