O que os números nos mostram sobre a COVID-19 por aqui?

Uma semana atípica para alguns brasileiros. Paulistanos e fluminenses — não só cariocas — amanhecem em ritmo de feriado e, enquanto a pandemia rejuvenesce no Brasil, vamos trazer alguns dados sobre a pandemia por aqui.

  1. Tanto a média de casos confirmados quanto a média de mortes está aumentando no paísA alta é de 14% e 40%, respectivamente;

  2. Nos últimos 7 dias, foram registradas, em média, 108 mortes por hora. Isso é o mesmo que dizer 2.598 mortes mortes por dia, o que representa a nossa média móvel;

  3. As internações de pessoas com menos de 60 anos de idade crescem de forma mais acelerada que o restante das internações e já representam 48,4% do total no mês de março;

  4. Desde o início do ano, houve uma alta média de 572% nos casos entre as faixas etárias de 30 a 59 anos de idadeQuase o dobro das demais faixas etárias (316%);

  5. As mortes entre os mais jovens também subiramHouve um aumento de 362,6% nos óbitos das pessoas de 30 a 59 anos, enquanto, na população como um todo, o aumento foi de 223% em relação ao início do ano.

Cinco fatos objetivos que ilustram bem a situação do país no terceiro mês do ano, que também foi marcado pela vacinação na população mais velha.

Por último e não menos importante… ✂️

Vamos a uma análise comparativa entre números absolutos e proporcionais. Isso é relevante, para se ter uma noção da real situação do país, quase que nua e crua, tirando qualquer subjetividade sobre o tema.

Primeiro, é importante lembrar que somos um dos países mais populosos do mundo, figurando como a 6ª maior nação em habitantes.

Se considerarmos somente os números absolutos, somos:

Por outro lado, proporcionalmente falando, com 212 milhões de habitantes, somos:

Algo que é relevante… Testagem. Em números totais, somos o 12º país que mais testa, porém, em termos proporcionais, apenas o 122º. Isso pode representar menos confirmações que o registrado, mas também, uma taxa de mortalidade menor do que a atual.

Lembre-se, essas são algumas das análises possíveis com base nos números que todos podemos ter acesso. Recomendamos que veja os dados e faça também suas próprias considerações. É só clicar: (i) números gerais e (ii) vacinas.

O que mais é destaque por aqui?

Deixe uma resposta