Sabe quando, ainda que pior que o esperado, ainda é bom? Esse foi o PIB brasileiro do 1º trimestre deste ano, que subiu 1,0%, pouco abaixo do consenso de 1,2%.
Comparando com outras 32 nações, o Brasil ocupou o 8º país no ranking de crescimento no período.
- O crescimento do nosso Produto Interno Bruto nos primeiros três meses do ano foi impulsionado pelo setor de Serviços, chegando a R$ 2,249 trilhões.
Para quem não sabe o que significa, o PIB é o principal indicador para medir a evolução da economia, sendo a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
Esse é o 3º resultado positivo seguido, mostrando uma resiliência da economia brasileira com o fim das restrições da COVID. Dos setores com queda, destacam-se os Investimentos e a Agropecuária — caíram 3,5% e 0,9%, respectivamente.
E a alta nos fez subir de patamar… 🆙
Com o aumento do PIB, o Brasil voltou a integrar o ranking das TOP 10 das maiores economias do mundo, posto que não ocupava desde 2020. Deixamos a Rússia, a Coreia do Sul e a Austrália para trás.
Olhando para frente: O PIB ainda está 1,7% abaixo do seu recorde, registrado em 2014. Alguém dá mais fermento pra ele superar a marca este ano…