Correção salarial. Ontem, Bolsonaro anunciou a maior correção salarial dada à classe de professores desde 2008, quando surgiu a Lei do Piso.
Quem será beneficiado? No total, mais de 1,7 milhão de professores, estaduais e municipais, que dão aula para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas.
- Em números, o piso salarial passou de R$ 2.886 para R$ 3.845,63 — para quem não sabe, piso salarial é o mínimo que uma determinada categoria deve receber.
Ok, mas qual o motivo do reajuste? Um dos motivos é equiparar os salários dos professores da educação pública aos de outros profissionais com a mesma escolaridade.
Não foi todo mundo que gostou 🤔
Prefeitos e governadores já estão reclamando do reajuste, dizendo que há uma discordância na hora de calculá-lo, principalmente por causa do impacto financeiro.
- A Frente Nacional dos Prefeitos chegou a dizer que o reajuste vai desequilibrar as contas públicas, podendo levar ao colapso nos serviços essenciais, ao atrasos de salários e à inadimplência.
Aproveitando… Segundo um relatório da OCDE — a que convidou o Brasil para fazer parte do clube essa semana — a média inicial do salário de professores brasileiros é a menor entre 40 países analisados.