Modernizada no TSE. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, apresentou o novo modelo de urna eletrônica que será produzido para as eleições de 2022.
Quais as novidades? As urnas apresentam inovações no visor, na bateria, no teclado e, agora, possuem um processador até 14x mais rápido. Saem também os cartões de memória, e o dispositivo passa a ter entradas USB.
Basicamente, o relevante é que, segundo o TSE, estas mudanças deixam os modelos mais seguros e acessíveis, possibilitando maior agilidade na votação.
A polêmica das urnas… 🗳️
- Em agosto deste ano, um projeto queria tornar obrigatório o voto impresso para as eleições de 2022, mas foi rejeitado. Na época, manifestantes foram às ruas, defendendo que o modelo eletrônico não seria seguro.
- Mesmo com o movimento, uma pesquisa apontou que 63,7% dos brasileiros demonstram confiança nas urnas eletrônicas.
Na coletiva para divulgação dos novos modelos, o presidente do TSE reafirmou que a votação eletrônica é segura, reforçando que é impossível alterar os resultados de uma eleição nas urnas.
Se o novo modelo vai agradar todo mundo, não sabemos… Mas uma coisa é certa: Com um processador ultrarrápido, seu domingo em dia de eleição não será perdido na fila do seu antigo colégio. risos.