A janela de chamada para a etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, começou ontem, dando início à penúltima etapa antes da disputa da WSL Finals. Com a proximidade do mata-mata do Surfe, muita coisa está em jogo.
- Os líderes do ranking são os únicos atletas que já se garantiram nas finais. O brasileiro Filipe Toledo, que tem 50,040 pontos, e a americana Carissa Moore, com 46,840, se garantiram na última etapa, em Saquarema, no Rio.
A briga está forte pelas vagas que faltam. Antes do início da etapa Sul-Africana, fechavam o TOP 5 do masculino Jack Robinson, Ítalo Ferreira, Griffin Colapinto e Ethan Ewing — com os dois primeiros dependendo apenas de si para passarem.
No feminino, Johanne Defay é a segunda e já está virtualmente classificada, com Lakey Peterson, Stephanie Gilmore, Brissa Hennessy e Tatiana Weston-Webb brigando pelas últimas três vagas.
A situação dos brasileiros. Caio Ibelli, Samuel Pupo, Miguel Pupo e Gabriel Medina ainda têm chances de passar, mas precisam de um pequeno milagre. No caso de Tatiana, a briga está forte pela vaga, dependendo apenas dos seus esforços.
Fique de olho. A etapa de Jeffreys Bay é conhecida pela altíssima qualidade de suas ondas, propiciando vários tipos de manobras. Desde aéreos espetaculares, até tubos, cabe tudo na etapa — até a aparição de alguns tubarões, de vez em quando.