Uma história brasileira

O Brasil acordou abalado na manhã de domingo, com mais um caso de violência nas páginas de notícias. O mundo do jiu-jitsu ficou em choque, por ter perdido um de seus grandes expoentes na história.

  • O brutal caso de homicídio de Leandro Lo não apenas abreviou uma das mais brilhantes carreiras do esporte, mas ceifou uma grande personalidade da arte suave.

Quem foi Lo? Atleta de técnica apurada e um talento absurdo, Leandro foi um dos maiores vencedores da história do jiu. Ele foi oito vezes campeão mundialcinco vezes da Copa do Mundo e também em oito Pan-Americanos.

Uma história brasileira… Lo teve contato com o esporte no Projeto Social Lutando pelo Bem, aos 14 anos. Desde então, ele foi treinado pelo mestre Cícero Costha até 2015, quando abriu seu próprio projeto.

Perseverante. Leandro já tinha sido campeão mundial antes dos 18, mas pensou em parar quando atingiu maioridade — a falta de dinheiro era algo que o atrapalhava. Mas uma proposta para dar aulas em uma academia lhe fez continuar.

  • Leve. Lutador do povo, era um dos mais queridos atletas do mundo do jiu. Ele se destacava pelo bom humor e pela grande felicidade com que gostava de levar a vida.

O legado do faixa preta. Conhecido por ser um verdadeiro guerreiro, Lo afirmava que os faixas pretas não morrem, mas apenas mudam de plano. Que a sua mudança sirva de exemplo para tantos outros praticantes da arte suave.

Deixe uma resposta