Esperança. Um estudo inédito do Instituto Federal Suíço de Tecnologia abriu novos horizontes e possibilidades para pacientes paraplégicos.
Qual foi a inovação? Um inusitado equipamento permitiu que três homens, de 29, 32 e 41 anos, experimentassem novamente a sensação de andar, nadar e pedalar, depois de terem ficado paraplégicos em acidentes de moto.
- Como funciona… A tecnologia é controlada por um tablet “touchscreen”, que envia comandos para dispositivos implantados na medula. Com o equipamento, os cientistas conseguiram imitar os movimentos naturais do músculo, mas de forma tecnológica.
E pareceu até milagre. Logo após serem implantados, os três homens deram os primeiros passos em poucas horas. Seis meses depois… Já mais acostumados com a tecnologia, puderam fazer atividades mais complexas com a ajuda de um software de Inteligência Artificial.
Os próximos passos… 🚶
Para disponibilizar o equipamento no mercado, os especialistas desejam realizar mais uma pesquisa, agora com 70 a 100 pacientes.
Se o resultado for positivo, pacientes paraplégicos, eventualmente, poderão voltar a andar com a ajuda de um aplicativo que cabe no bolso ou até no pulso — imagina passar o controle para o smartwatch? 🙌