A 1ª grande privatização de Bolsonaro

Eletrobras. Foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União, ontem, o processo de privatização da Eletrobras — estatal de energia brasileira. 

  • A decisão está feita? Praticamente. Essa era a última etapa de análise e, agora, só faltam alguns trâmites burocráticos para que a oferta de ações vá ao mercado. 

O modelo escolhido foi a capitalização. Basicamente, serão ofertadas novas ações na Bolsa, fazendo com que a União deixe de ser a acionista controladora.

📅 Não há uma data oficial para que a privatização aconteça, mas é claro que já há uma expectativa… A operação deve acontecer até, no máximo, agosto. 

Quanto a operação deve movimentar? Acredita-se que algo em torno de R$ 67 bilhões ao longo dos próximos anos, sendo que  R$ 25,3 bilhões vão para o caixa do governo.

Os impactos para o consumidor: É esperado um alívio na conta de luz de até 3%, mas ele pode ser temporário graças aos “jabutis” do texto que acabaram elevando os custos. 

Deixe uma resposta