O setor imobiliário está passando por um período complicado. Desde 2020, um dos segmentos mais relevantes da economia chinesa vive uma crise que pode impactar o mundo todo.
- O grande problema é o risco de não pagamento das obrigações por parte das construtoras, o que gerou uma crise com os compradores, que pararam de pagar hipotecas antes de receberem os imóveis.
Por que isso acontece? O sistema chinês permite que as incorporadoras vendam casas antes mesmo de concluí-las, usando o valor arrecadado para financiar a construção. É deixando as dívidas para o futuro que o mercado funciona.
A coisa é séria. O setor imobiliário corresponde a quase 30% do PIB do país oriental. Uma crise representaria um grande problema na segunda maior economia do mundo, com repercussão em todo o planeta.
Por conta de tudo isso, na semana passada foi criado um fundo de resgate para desenvolvedores imobiliários lidarem com projetos inacabados. Espera-se que isso consiga diminuir um pouco o risco e os impactos de um colapso no mercado.