É preciso muito jogo de cintura para pagar as contas no final do mês. Muitos brasileiros estão recorrendo ao salário do mês seguinte para poder pagar dívidas urgentes.
Mas o desemprego não caiu, dênius?
Apesar do crescimento da ocupação, os elevados custos de empréstimos e a inflação fazem com que mais de 60% dos trabalhadores com carteira assinada estejam com metade da renda comprometida com dívidas.
Uma dura realidade. No Brasil, quase 80% da população economicamente ativa está endividada — sendo que, destes, cerca de 30% estão com seus nomes nos programas de negativação ao crédito.
Como lidar com isso? Muitas empresas estão recorrendo à antecipação de até 40% do salário do mês seguinte. Essa tem sido a saída mais viável para que os colaboradores consigam manter as finanças em dia, algo que impacta diretamente a produtividade.
Outra saída: Como há impacto no próprio serviço prestado pelos trabalhadores, muitas empresas têm investido em programas de educação financeira, em busca de solucionar o problema em sua raiz.