Se em 2020 a palavra do ano foi “coronavírus”, nos últimos meses, o termo “inflação” tomou seu posto. No entanto, a visão do presidente do Banco Central é que ele já tem data para sair do nosso vocabulário.
- Ontem, Roberto Campos Neto disse que o pior momento da inflação já passou e que subir os juros vai sair das checklists do Banco Central.
Por que o Brasil deve se livrar do fantasma da inflação mais cedo? O fato de ele já ter nos assombrado muitas vezes ajudou. Como toda convivência melhora o relacionamento, nesse caso, não foi diferente…
- Acredita-se que, graças ao histórico de convívio que o Brasil tem com a inflação alta, foi possível sair na frente, adotando ferramentas capazes de frear o processo.
Na prática… Segundo Campos Neto, enquanto o resto do mundo está no meio do caminho, o Brasil já está perto de ter feito o trabalho todo.
Zoom Out: O presidente do BC também destacou que o Brasil é um dos poucos países que está tendo revisões do PIB para cima — da última vez, o Banco Central passou a projeção para 2022 de 1% para 1,7%.