Antes da PEC, a Bolsa. Essa semana está bem vermelha e, novamente, o Ibovespa caiu. A queda da terça-feira foi de 1,39%, levando a menor pontuação em um ano.
O que foi dessa vez? Adivinha… Receio com a inflação e PEC dos Precatórios. Os indicadores da economia não estão surpreendendo, e as últimas previsões para inflação, juros e crescimento econômico pioraram.
- A estimativa do governo para o PIB de 2021 caiu de 5,3% para 5,1%, enquanto para a inflação medida pelo IPCA, houve um aumento de 7,9% para 9,7%.
De volta à PEC dos Precatórios…
As preocupações com ela voltaram. As declarações de Bolsonaro sobre abrir espaço para reajustar a remuneração de servidores públicos federais repercutiram, com o questionamento se a PEC vai abrir porteira para mais gastos eleitorais.
Ainda sobre ela, um trio de senadores apresentou, ontem, uma alternativa à PEC — com espaço fiscal de R$ 99 bilhões —, ao passo que o Planalto está correndo contra o relógio para avançar com a proposta ainda neste ano.
Enquanto isso, o pagamento do Auxílio Brasil já começou, mas sem o valor adicional, que só será distribuído com a aprovação da PEC. Novela sem fim…