Oh, yeah. Nessa terça-feira, o Ibovespa — para quem não sabe, o índice que “une” as principais ações listadas na Bolsa brasileira — fechou aos 113.228 pontos, com alta de 0,97%.
- Se esses números não representam nada para você, é bom saber de uma coisa: esse é o maior patamar em mais de três meses.
“Tá, mas por que subiu?”
Há algumas razões para se colocar sobre a mesa…
- No final de 2021, a Bolsa caiu bastante e algumas ações ficaram aparentemente descontadas — ou baratas, para ficar mais claro. Os preços mais atrativos fizeram com que os investidores estrangeiros colocassem mais dinheiro aqui.
- Além disso, em meio à perspectiva de alta de juros nos EUA, esses investidores estão ampliando os horizontes e vendo oportunidades no mercado brasileiro.
- Por fim, os preços de algumas matérias-primas estão em alta, favorecendo ações de empresas como Vale e Petrobras, que têm grande peso no Ibovespa.
Agora que já falamos da Bolsa, falta o dólar… Depois de cair quase 5% em janeiro, a moeda manteve o sentido de queda, com baixa de 0,62%, a R$ 5,27.
Para ficar atento hoje: Copom deve aumentar a taxa Selic para 10,75% nessa quarta-feira, levando a taxa para a casa de dois dígitos pela primeira vez em 5 anos.