Alívio para o seu bolso. Com a expectativa de frear a inflação no Brasil, 18 estados e o Distrito Federal reduziram a alíquota de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.
- Lembrando… O Governo Federal sancionou, no fim do mês passado, uma limitação a alíquota do ICMS cobrado pelos estados de 18%.
Em média, o ICMS correspondia a 24% do preço do litro da gasolina, que agora foi obrigado a diminuir para perto dos 18% — o que gerou uma queda de 3,56% no preço médio da gasolina comum.
- Em termos práticos: O valor da gasolina no país era, em média, de R$ 7,39, na penúltima semana de junho e caiu para R$ 7,13 na semana passada.
Mas essa não foi a única causa para a gasolina mais barata. Houve também uma ajudinha considerável da queda na cotação do petróleo com a guerra da Ucrânia.
👍 ou 👎? Se o consumidor ficou contente com a diminuição, os estados não. Vários deles provocaram o STF para poder decidir sobre a constitucionalidade da Lei, uma vez que isso atrapalha sua arrecadação. O embate fiscal está grande.