Entregou tudo. No trimestre encerrado em abril, a taxa de desemprego brasileira ficou em 10,5% — menor que a expectativa e a mais baixa para o período desde 2015, época de recessão.
- Na comparação anual, a queda foi de 4,3 pontos percentuais. O número de pessoas ocupadas — 96,5 milhões — é o maior da série histórica, com início em 2012. A população desocupada, enquanto isso, diminuiu em quase quatro milhões.
Apesar das boas notícias… O rendimento real habitual — quanto os empregados recebem mensalmente, sem contar as “exceções” — caiu 7,9% em relação a 2021.
O número ficou em R$ 2.569 e, provavelmente, foi influenciado pela inflação e pela expansão de setores com rendimento médio baixo, como o de serviços.
Mudando de assunto… 📊
Junho se inicia hoje e precisamos torcer para que acompanhe o mês anterior. Em maio, graças às commodities e a menor aversão ao risco, o Ibovespa avançou 3,22%.
- De modo geral, no final do mês, as diminuições das restrições na China e as sinalizações do Federal Reserve puxaram o índice para cima.
O dólar, por sua vez, foi derrubado pelos mesmos motivos, caindo 3,86% em maio.