O maior de todos. Na última semana, o governo Biden anunciou o maior lançamento da Reserva Estratégica de Petróleo da história — serão liberados, todos os dias pelos próximos seis meses, 1 milhão de barris de petróleo do dia.
Qual a ideia? Aumentando a oferta da commodity no mercado, Biden quer conter a alta nos preços dos combustíveis— o preço médio de um galão de gasolina nos EUA subiu de US$ 2,87 no ano passado para US$ 4,23 atualmente.
- A relevância… Não é só aqui no Brasil que o aumento dos combustíveis gerou uma comoção. Nos EUA, ela também virou politicamente sensível.
Como assim? Apesar de ser algo visto no mundo todo, a população tende a “culpar” o seu líder por isso. Em meio à baixa aprovação de Biden, esse foi um ponto a mais.
Olhando para trás…
A Reserva Estratégica de Petróleo foi criada em 1975, em uma situação parecida. Os EUA sofreram um embargo do petróleo árabe e se viram em uma escassez que remete à atual — a situação não é nenhum filme de terror inédito.
Para evitar outro impacto como esse, o governo americano criou essa reserva, acumulando um estoque para os dias de inverno.