O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, relatou que está preocupado com o aumento de pessoas em suas fronteiras, já que os números recentes estão batendo recordes.
- Para se ter uma ideia, só na semana passada, cerca de 10 mil pessoas chegaram diariamente à fronteira que liga o país aos Estados Unidos.
O aumento é reflexo daqueles que estão entrando pelo sul do país, utilizando o México como uma passagem “menos arriscada” para a terra do Tio Sam.
Ilustrando melhor 🌮
Aproximadamente 6.000 pessoas invadem a região inferior do México diariamente, vindas de Cuba ou da Guatemala, de acordo com o pronunciamento oficial do presidente mexicano ontem.
Sobra para o Biden: A crise migratória é um dos principais desafios para a reeleição do americano, que não está conseguindo cumprir as políticas implementadas contra os imigrantes ilegais.
- Quem consegue atravessar e é pego, não pode ser deportado imediatamente, sendo liberado em solo americano com uma data de julgamento futuro.
Como resultado, em vez de serem deportados, eles se tornam histórias de sucesso para parentes e amigos do país de origem.
Musk havia alertado sobre o problema na semana passada, quando visitou a fronteira do Texas com o México. Veja a cobertura gravada por ele, que repercutiu bastante nas redes, clicando aqui.
PS: A coisa é tamanha, que até trend no TikTok virou. Coiotes estão utilizando a rede social para vender pacotes, que custam cerca de US$ 7 mil por imigrante, com viagens saindo da Guatemala, Colômbia e Equador.
O que mais é destaque pelo globo?
- Processo por fraude: Trump comparece a primeiro dia de julgamento
- Primeira vez: Papa Francisco sugere que casais de pessoas do mesmo sexo possam ganhar a bênção