Winter is coming. Não, não estamos fazendo uma alusão à nova série do HBO, “House of Dragons”, mas à preocupação dos países europeus com a escassez de energia para o inverno.
Por conta da invasão à Ucrânia, a Rússia foi sancionada por países ocidentais. Aí, Putin decidiu fechar as torneiras que enviavam gás para a Europa continental, gerando uma série de problemas em cadeia.
Posição privilegiada: A Rússia fornece cerca de 55% do gás natural consumido pela Europa e o corte de gás impacta o i) preço dos alimentos, ii) a limitação de energia e o iii) risco de recessão econômica.
Causa e efeito… A União Europeia pediu aos seus Estados-membros que reduzissem o consumo de gás em 15%. Mas a preocupação é tanta, que muitos países estão tomando medidas mais fortes para acumular energia bastante para os meses frios.
- A Alemanha está em uma posição bem complicada. Com olhos na maior crise energética de sua história, o premiê alemão priorizou transportar trens de carvão em levar vez de pessoas.
Agora, como fica o apoio do Ocidente? Diante de períodos incertos, muitas dúvidas existem se os países manterão as sanções contra a Rússia e aceitarão a difícil situação que está batendo na porta. O dilema continua…