A mais nova da Rússia é nacionalizar multinacionais

What? Se você aprendeu sobre êxodo rural na escola, provavelmente seus filhos aprenderão sobre o êxodo russo corporativo de 2022.

  • Não foram uma nem duas empresas que deixaram a Rússia depois do país invadir a Ucrânia, foram várias — clique para ver uma lista.

Até então, o governo não havia respondido, mas, agora, o país ameaçou nacionalizar empresas estrangeiras.

Explicando… O Ministério da Economia russo disse que o governo pode assumir o controle de empresas que tenham mais de 25% de participação estrangeira. Na prática, o governo poderia controlar a produção dessas companhias no país.

A Rússia planeja avisar os proprietários acerca da medida para que, em cinco dias, eles ou retomem as atividades ou vendam suas participações.

Mas Putin pode fazer isso? 🧐

Pior é que pode. O primeiro passo, que era conseguir a aprovação de uma comissão do governo, aconteceu na quarta-feira. Ainda existem outras etapas, mas é possível.

Zoom Out: A interrupção de negócios na Rússia virou a rotina da população do país de ponta-cabeça. Sem o café de todo dia no Starbucks ou qualquer post no Twitter, por exemplo, os russos podem acabar se posicionando contra a guerra e o governo.

Deixe uma resposta